Rede Waterlat discute “A tensão entre justiça ambiental e social: o caso da gestão da água”

[ Data: 18/10/2010 ]


A Rede Waterlat realiza a Conferência Internacional de 25 a 27 de outubro de 2010 no Memorial da América Latina, em São Paulo, com a participação de representantes da ASSEMAE.

A WATERLAT é uma rede de pesquisa focada no tema da Governança e Cidadania na Gestão da Água e Saúde Ambiental na América Latina, Caribe e Europa, e tem conexões com a comunidade de pesquisa GOBACIT (WWW.gobacit. org), um grupo maior que inclui colaboradores da África e da Ásia. Trata-se de um projeto interdisciplinar que traz contribuições das ciências sociais, naturais e técnicas, incluindo antropologia, biologia, direito, economia, engenharia, hidrologia, saúde e sociologia, entre outros campos do conhecimento relevantes ao tema.

O evento terá três conferências: Joan Martinez-Alier, professor de Economia na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, sobre “As organizações de justiça ambiental: entre o ativismo e as ciências ambientais”.

Erik Swyngedouw, professor de Geografia da Universidade de Manchester, Reino Unido, falará sobre “Água urbana: justiça ambiental urbana ou ecologia política?” e Léo Heller, professor de engenharia sanitária da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, palestrará sobre “A exclusão no acesso à água e serviços sanitários: algumas reflexões sobre a situação na América Latina”.

Serão cinco mesas redondas, seguidas de sessões plenárias sobre “A tensão entre justiça ambiental e social na gestão da água”, com participantes da Argentina, Brasil e Bolívia, entre outros; “Conflitos ecológicos distributivos relacionados à água”, com participantes do Brasil, Chile e Costa Rica, entre outros; uma Mesa Redonda Especial sobre Parcerias Público-Público na gestão da água e saneamento, organizado pela Internacional de Serviços Públicos. A mesa redonda contará com participantes da Colômbia, Equador, Inglaterra e Peru, entre outros. A sessão n° 4 abordará o tema “Confrontando a vulnerabilidade social em relação à ameaças e danos causados pela água”, com participantes da Argentina, Brasil, Chile, Haiti, México e Venezuela e a Sessão n° 5 trará uma Mesa Redonda Especial sobre a relação entre atores acadêmicos e sociais quanto à gestão e governança da água, com participantes da Argentina, Bolívia, Brasil e México, entre outros.

A conferência terá 20 sessões paralelas para apresentação de trabalhos, com participantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Inglaterra, França, Honduras, Itália, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Porto Rico, Escócia, Espanha, Suécia, Holanda, Uruguai e Venezuela. Haverá também

a exibição de pôsteres apresentando resultados de pesquisas. Informações e inscrições pelo site www.waterlat.org
Fonte: Site Assemae
Serviço Autonômo Municipal de Água e Esgoto
Av. Dep. Nilson Ribas, 816 - Centro - Santo Antonio do Paraíso -Pr
Telefone: (43) 3224-1310
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta das 08:00 às 17:00hrs

Associado: